3. Maria Rute Mesquita




Nascida em dezembro de 1953 vem de família humilde, filha de Jorge Mesquita - estivador e Maria Libânia Ferreira Mesquita - quebradeira de coco. É descendente de indígenas e negros, natural do município de Codó. Atualmente, é mãe de dois filhos, divorciada, residente na Rua Leontino Ramos desde o nascimento. 

Formação educacional

Durante a infância completou todo o primário na escola João Ribeiro na qual vivenciou o ensino com o uso da palmatória. Maria Rute ainda na infância passou por momentos de discriminação quando segundo ela, reunia-se com um grupo de amigos negros e entre eles uma era branca que desejavam ir ao vesperal que acontecia no Guarapary. Chegando lá, o porteiro os impediu de entrar, autorizando apenas uma criança que fazia parte do grupo a entrar no clube, pois essa era branca, enquanto ela e os outros, aguardavam na portaria. Quando o porteiro permitiu a entrada deles todos já haviam ido embora do vesperal. 

Veio se formar entre os anos de 2003 a 2004 em História pela UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Conta ela que após se graduar, tentou se inscrever em um concurso e no momento da inscrição ao perceberem que ela é canhota, recusaram sua participação. 

Experiências profissionais

Iniciou sua carreira docente aos 18 anos na Escola Municipal Magalhães de Almeida onde concluiu todo seu Magistério e trabalhou com uma turma de 4º ano. Na década de 80 passou a trabalhar pelo Estado, sendo nomeada pelo então Governador do Maranhão, João Castelo Ribeiro Gonçalves (1979-1982) lecionou nas escolas Colares Moreira, João Ribeiro, Raimundo Muniz Bayma e Mata Roma nesta última passou muito tempo trabalhando na secretaria.

Sempre trabalhou com o ensino fundamental pois revelou ser do seu agrado trabalhar com crianças. Encontra-se atuante na creche Gessy Araújo localizada no bairro São Francisco.

30/11/2023

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

1. Maria de Lourdes Siqueira

4. Dácia Naiana Moreira Abreu

2. Filomena Catarina Moreira